Elevando a gestão através da inteligência de dados: estudo de caso de uma rede de concessionárias de veículos

contato • dez. 29, 2023

Uma prestigiada rede de concessionárias de veículos, com uma presença marcante no Rio Grande do Sul, enfrentava desafios significativos em gerir dados de forma eficaz. Com um portfólio diversificado que inclui veículos novos, seminovos e seguros, a empresa buscava superar a complexidade e a descentralização na gestão de dados para impulsionar a eficiência operacional.


o desafio

A necessidade de automação e padronização tornou-se imperativa para lidar com a crescente complexidade dos dados. A rede precisava de uma solução que não apenas centralizasse a gestão de dados, mas também trouxesse inovação e eficiência aos seus processos.


a solução

Como parte desta jornada, o primeiro passo da companhia foi posicionar sua área de Tecnologia da Informação (TI), tornando-a mais estratégica e proativa. Com isso, a TI passou a centralizar as aplicações em um único sistema e a implementar o Power BI (business intelligence) para processos que antes eram feitos em planilhas de Excel.


Eles tinham lojas controlando as mesmas informações e interpretando de forma diferente. O objetivo era centralizar as informações gerenciais e estratégicas da empresa no BI e, automaticamente, isso acabou demandando a padronização das pontas para o mesmo sistema, o que tem reduzido os erros humanos no lançamento de dados, entre outras melhorias.


Mesmo assim, a empresa seguia percebendo a necessidade de aperfeiçoar e ampliar gradativamente o uso de tecnologias de BI e Cloud em todos os departamentos e processos, diante disso, encontrou na Gotobiz sua parceira ideal para acelerar a evolução das aplicações.


Através de uma jornada pensada exclusivamente para as necessidades dessa empresa, a Gotobiz implantou os seguintes Serviços Gerenciados:

  • Criado ambiente em nuvem LiveCloud, gerido pelo time da Gotobiz, minimizando a necessidade de envolvimento em sustentação do time da companhia;
  • Implantado monitoramento 24x7 deste ambiente, com a definição de ações para sustentação de toda a camada de dados, através da solução da Gotobiz, o LiveWatch;
  • Além disso, alocado um time com habilidades em dados para sustentação e evolução das visões do negócio. Foi realizada uma análise da estrutura de dados atual, e então proposta uma nova arquitetura em nuvem que atendesse as necessidades atuais e futuras da empresa;
  • E implantado atendimento de suporte especializado via consultores Gotobiz para demandas avançadas de infraestrutura Cloud e banco de dados.

resultados

A parceria foi vital para automatizar o cálculo das comissões dos vendedores, projeto que nasceu do zero a partir das soluções propostas pela Gotobiz, substituindo o lançamento descentralizado via planilhas Excel que era feito até então.


A velocidade com que essa nova aplicação evoluiu e, por isso, validada muito antes do prazo inicial foi um ponto de destaque.


Outro ganho de tempo se deu com padronização no lançamento de dados no pós-venda. Antes o processo era feito manualmente por um colaborador de cada loja, que destinava um turno da semana para a função. Hoje, com a nova solução, a planilha que antes era atualizada semanalmente passou a ser atualizada por hora.

 

Para o executivo de relacionamento da Gotobiz, Carlos Oliveira, “num mercado tão competitivo como o automobilístico, onde o consumidor tem cada vez mais conhecimento das suas opções, possibilidades e escolhas, avançar numa jornada de dados, numa gestão baseada em inteligência é o diferencial necessário que vai habilitar o futuro da companhia como um player cada vez mais conectado aos seus clientes, e Gotobiz é e continuará sendo o parceiro fundamental para construir e alavancar esse processo, com soluções, pessoas qualificadas e metodologia”, salienta.


visão futura

E não para por aí, a companhia vê a Gotobiz como um parceiro estratégico crucial na sua jornada contínua de inovação tecnológica. Com planos de implementar mais melhorias, a parceria está pronta para definir novos padrões de eficiência e inovação no setor.


Para saber mais sobre como ter ao lado um parceiro com equipe de consultoria multidisciplinar com ampla visão e larga experiência, entre em contato conosco.

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Outsourcing para TI e suas variações Outsourcing é uma solução estratégica que visa contratar parceiros externos certificados para prestar serviços secundários. O serviço pode se adequar aos mais variados setores de uma corporação, entre eles: contabilidade, marketing, recursos humanos, segurança e, claro, TI. A prática vem ganhando cada vez mais adeptos. E o mercado global de contratação de parceiros cresce a cada ano e com projeção de expansão até 2030. Esse tipo de serviço é uma alternativa para suprir a escassez de profissionais na área de tecnologia. De acordo com pesquisa da Hrtech houve uma alta de quase 500% nos últimos anos na demanda e de acordo com a pesquisa do Gartner , executivos de TI entendem esse gargalo como obstáculo para implementar novas tecnologias de automação e soluções digitais no ambiente corporativo. O outsourcing pode diminuir a necessidade de grandes equipes e mesmo assim contar com parceiros e recursos qualificados, enquanto os times internos aumentam a disponibilidade para desenvolver projetos de inovação ligados ao core de negócio. No setor de Tecnologia da Informação, o recurso vai potencializar a operação de TI e aumentar a eficiência de processos. Com o aumento da disponibilidade e o suporte de especialistas externos, a gestão de serviços da organização será aperfeiçoada e o aumento da produtividade do cliente fica evidente. A contratação de parceiros em um ambiente de TI pode incluir profissionais especializados na gestão de serviços e projetos, desenvolvimento de inovações estratégicas e tecnológicas, gerenciamento e manutenção da infraestrutura. O outsourcing de TI pode ser feito de duas formas: BPO e BTO. Ambos agregam valor ao negócio e a decisão entre qual será escolhido dependerá dos processos envolvidos e do grau de desenvolvimento desejado. Confira as diferenças: BPO Business Process Outsourcing é uma solução voltada para a realização de processos que estão fora do core business da empresa, porém, de extrema importância para seu funcionamento. Corresponde a uma análise minuciosa das metodologias de negócio já praticadas pelo setor de TI. A partir dessas informações, o parceiro especialista ficará responsável pela operação. BTO Business Transformation Outsourcing é um modelo que agrega evoluções ao outsourcing tradicional, já que vai além das práticas de BPO. Os parceiros somam um conjunto de conhecimentos na gestão de serviços para aperfeiçoar rotinas e gerar melhorias na produtividade do cliente, eficiência de processos e aumento da disponibilidade. E, por consequência, a otimização de custos operacionais. Quais os tipos de outsourcing de TI? Escolher entre BPO ou BTO é o primeiro passo. Após tomar a decisão em relação perfil, é preciso decidir onde o serviço será implantado. Basicamente são três opções: ● Outsourcing Offshore: A característica desse modelo é que o Offshore é voltado para atividades de TI em organizações localizadas em outro país. ● Outsourcing Onshore: O modelo Onshore é o oposto de Offshore, portanto, o serviço é prestado por uma empresa que está localizada no país da organização contratante. ● Outsourcing Nearshore: No caso do Outsourcing Nearshore, a organização contará com serviços de empresas sediadas em países próximos e com cenários econômicos mais vantajosos. Os benefícios do outsourcing São inúmeros os benefícios em delegar funções para parceiros especializados. Entenda como a solução pode agir na gestão de serviços e na eficiência de processos, gerando um aumento da disponibilidade de equipes e garantindo a otimização de custos operacionais, além da produtividade do cliente. Foco no seu negócio Imprevistos ocorrem com frequência e sua empresa não pode gastar mais tempo resolvendo problemas com os processos que não são vitais para o negócio. A produtividade do cliente é alavancada, pois seu time terá um aumento da disponibilidade para foco em atividades estratégicas. Profissionais com expertise Qualificar uma equipe para o departamento de TI necessita de investimentos. Toda a complexidade das contratações e seus processos seletivos exigem tempo e aprendizados contínuos, pois o mercado competitivo e a escassez de profissionais qualificados tornam a atividade um grande desafio. Empresas de outsourcing disponibilizam um quadro de profissionais com expertise em sua área de atuação, simplificando seus processos e agregando níveis de serviço ao negócio. Serviços sob demanda Imagine que sua empresa precisa realizar um projeto de alta complexidade que só pode ser executado por especialistas. No entanto, é uma demanda que não acontece com frequência. Neste cenário, contar com uma empresa parceira pode ser uma opção viável para atingir os objetivos do projeto. Otimização de custos operacionais Manter uma equipe de analistas, desenvolvedores, web designers, entre outros profissionais, além de softwares atualizados e uma infraestrutura para TI demanda altos investimentos. Pense que toda vez que surgir uma nova tecnologia, seu time terá que receber treinamento específico. Por meio do outsourcing de TI há uma otimização de custos operacionais , pois o cliente paga somente pelos serviços da empresa parceira. Garantia de qualidade A gestão de serviços e atividades de TI deve determinar Acordos de Níveis de Serviço (SLA – Service Level Agreement), com padrões de qualidade garantidos pelo parceiro. Reputação no mercado A imagem tem influência direta no sucesso de uma corporação a médio e longo prazos. Muitas vezes a boa reputação com clientes, fornecedores e parceiros vem após a implementação de um conjunto de rotinas com alto nível de qualidade. Quando a gestão de serviços tem padrão elevado, garantindo a eficiência de processos , a reputação da organização será a melhor possível. Além disso, com a otimização de custos operacionais, a empresa pode investir em outras áreas fundamentais. Se o seu negócio precisa de um parceiro para potencializar a operação de TI , converse com um de nossos especialistas .
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Gotobiz é Managed Service Provider AWS
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Recentemente, a Gotobiz conquistou o selo MSP e faz parte de um número seleto de empresas brasileiras certificadas pela AWS como Managed Service Provider (MSP). O que significa ser AWS Managed Service Provider? Ser um parceiro AWS MSP significa que a empresa tem capacidade de fornecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem. O programa valida o histórico do parceiro e experiência para fornecer soluções AWS ponta a ponta para clientes em qualquer estágio da jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, construção e migração, operações e suporte e automação e otimização. Ou seja, a Gotobiz é reconhecida e certificada globalmente em um seleto programa que entrega serviços altamente qualificados baseados nas melhores práticas de adoção de soluções em nuvem e temos um time com know-how para operar e gerir com excelência serviços em nuvem e cases de clientes que atestam isso. Para obtenção desta designação, foi realizada uma extensa auditoria independente para garantir que a integridade da Gotobiz e os recursos técnicos atendam a um alto padrão global. Para Ana Pochmann, Diretora de Delivery da Gotobiz, essa conquista representa a consolidação da experiência e habilidade das empresas Gotobiz e Processor em oferecer Soluções e executar Serviços Gerenciados baseados na vanguarda da tecnologia de Cloud Computing. Ela compartilha entusiasmada: "A obtenção desta certificação é um processo altamente exigente e abrangente, que avalia minuciosamente todo o ciclo de vida da adoção e implementação de soluções em nuvem. Isso engloba estratégia, vendas, marketing, design, implementação, operações, governança e muito mais. Estamos orgulhosos de anunciar esta significativa conquista, resultado do excepcional desempenho e do nosso compromisso contínuo com a excelência. A certificação MSP da AWS é o reconhecimento formal de nossa capacidade e dedicação no atendimento às necessidades dos nossos clientes." Como a Gotobiz pode ajudar a sua empresa? Marque uma agenda com um de nossos especialistas !
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A adoção de cloud era a aposta para seguir investindo na profissionalização dos processos de gestão e na modernização dos serviços prestados aos 17 mil associados.
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